Mercado Açores 2019

Da responsabilidade da associada de Ponta Delgada, a CCIA desenvolverá um conjunto de ações que contribuirão para o aumento da visibilidade dos produtos e serviços regionais. O objetivo principal das ações é a criação de novas oportunidades de negócio no mercado interno regional, incentivar a cooperação interempresa e acrescentar valor aos bens e serviços transacionáveis produzidos localmente.

Como já referenciado serão desenvolvidas atividades de exposição/venda, atividades promocionais que decorrerão de forma isolada ou em mais de um local. O objetivo é envolver um número significativo de empresas, prevendo-se que pelo menos 30 participem em uma ou mais atividades.

 

Atividade 1 – Santa Maria

Organização de atividades que atenuem as dificuldades de alguns setores económicos da ilha, com ênfase no setor produtivo com capacidade de exportação de bens e serviços. Incentivar a cooperação intersector de modo a ganhar uma nova dinâmica e capacidade de exportação. Uma outra vertente que será desenvolvida e discutida será o alinhamento dos agentes económicos locais com a estratégia que está a ser desenvolvida para a ilha.

O evento terá as seguintes intervenções:

          a) A nível da produção:

                  - Organização de Workshops temáticos– demonstração e boas práticas;

                  - Visita às unidades detentoras da marca Açores para a sua promoção;

                  - Utilização de outros produtos locais, com consultoria e apoio para aderir à marca Açores, tendo como alvo a restauração;

                  - Internacionalização e fomento das exportações.

          b) Organização de seminário(s), com enfoque nas produções locais de Santa Maria e formas de criação de valor:

                  - Cooperação no ciclo económico (produção, comercialização e valor);

                  - Estratégia de posicionamento e internacionalização;

                  - Cooperação em rede;

                  - Clusterização;

                  - Organização de semanas temáticas na restauração;

                  

Atividade 2 –  Festival gastronómico – Roteiro Restauração com Marca Açores

Data: novembro e dezembro

Local: S. Miguel

Promover e dinamizar as unidades de restauração que detém a Marca Açores através do desenvolvimento de semanas temáticas nos restaurantes aderentes envolvendo promoção, animação, workshops e ‘showcooking’.

Nº de semanas temáticas: 5, uma por restaurante

Ações de animação – contratação de músicos locais.

Durante 7 dias, cada um destes restaurantes será promovido e divulgado junto do público, através de uma campanha promovida pela CCIPD, que passará por publicidade nos meios tradicionais e nos digitais.

 

Atividade 3 – Mercado Açores

Data: Fevereiro 2020

Local: São Miguel e Santa Maria

Ação promocional de produtos regionais através da produção de material promocional, incluindo expositores. Paralelamente pretende-se envolver outros agentes económicos para criar uma dinâmica local, com ênfase para a utilização/consumo de produtos certificados.

 

Promover o consumo de produtos regionais, a fidelização dos residentes e visitantes e dar a conhecer aos que detêm a marca Açores, nos pequenos estabelecimentos comerciais das ilhas de S, Miguel e de Santa Maria.

Nos estabelecimentos do comércio (retalho), serão colocados expositores para venda e promoção dos produtos com a marca Açores.

                 - Conceção e produção de expositores modulares, (Des)Montáveis e reutilizáveis, para colocação nos estabelecimentos comerciais;

                 - Criação e produção de material promocional;

                 - Ações de promoção com a criação de “short vídeo clips” nos estabelecimentos aderentes, para fácil partilha nas redes sociais;

© 2019 Câmara do Comércio e Indústria de Ponta Delgada